A Importância do Colágeno



O colágeno, uma proteína fibrosa encontrada principalmente nos tecidos conjuntivos, existe em todo o tecido do corpo. 

É importante para criar e manter cartilagem saudável, ossos e outros tecidos, apesar de ser mais conhecido por seu uso cosmético como um rejuvenescedor da pele. 

O colágeno, trabalhando com outros componentes do corpo, fornece uma estrutura forte e flexível que é capaz de suportar o estresse e alongar e curar as feridas ao conectar a pele rasgada. 

O corpo humano tem pelo menos 16 tipos de colágeno, mas os tipos mais proeminentes são I, II e III.


Saúde óssea  
O tecido ósseo é composto principalmente de colágeno e cálcio. Começando por volta dos 30 anos, o corpo perde a substância óssea mais rapidamente do que ela pode produzir. 

Devido a alterações hormonais e outros fatores relacionados à idade, o nível de colágeno produzido diminui com a idade também. 

A osteoporose ocorre quando a massa óssea e o mineral são perdidos muito rapidamente ou substituídos muito lentamente, causando ossos frágeis  que podem se quebrar mais facilmente. 

As pessoas que têm uma mutação genética do colágeno tipo I podem desenvolver osteoporose devido ao colágeno muito pequeno ou de baixa qualidade em seus ossos.

 As mulheres estão particularmente em risco de osteoporose, começando nos primeiros anos da pós-menopausa, à medida que os níveis de estrogênio diminuem.

·          
    Saúde da cartilagem

A cartilagem, embora também feita principalmente de colágeno, é mais flexível e menos densa que o osso enquanto ainda mantém uma aparência estável. 

É encontrado no nariz, ouvidos e garganta e nas articulações em todo o corpo. Nas articulações, a cartilagem impede que os ossos se esfreguem uns contra os outros, promove a facilidade de movimento e ajuda na reparação. 

Colágeno não se limita a fazer cartilagem; Em um estudo de abril de 2013, "Induced Colagen Cross-link Enhancement Cartilage Integration", publicado no "Plos One", descobriu que o colágeno também pode ajudar a conectar a cartilagem natural à cartilagem modificada nos casos em que a cartilagem está degradada ou ausente para ajudar a reparar o tecido.


Saúde da pele
A pele humana contém 14 tipos de colágeno, mas 80% é colágeno tipo I e 15% é tipo III. O colagênio tipo I suporta a força da pele, enquanto o tipo III envolve a manutenção da elasticidade. 

Depois de um arranhão ou corte da pele, o corpo produz colágeno para reconectar os tecidos da pele e ajudar a curar a lesão. 

Quando o colágeno se rompe devido ao envelhecimento ou doença, a pele pode se diluir, secar, enrugar e tornar-se frágil. Isso deixa a pele mais suscetível a ferimentos.

 Algumas doenças também podem interferir ou atacar o colágeno na pele e outros tecidos, como o lúpus eritematoso sistêmico, a artrite reumatoide e a esclerodermia.


Efeitos antienvelhecimento do colágeno
O envelhecimento da pele é caracterizado por linhas finas, frouxidão e problemas de pigmentação. 

Essas marcas de idade são, em parte, devidas a deficiências e colapso do colágeno relacionado a danos, idade ou doença da pele. 

A exposição excessiva ao sol ou bronzeamento artificial pode acelerar ou exacerbar esses sinais de envelhecimento. 

Vários tratamentos para tentar produzir colágeno incluem cremes, injeções, tratamentos de pele a laser e alguns excelentes Suplementos.

Após os tratamentos de pele, os níveis de colágeno podem aumentar levemente, ajudando o corpo a reparar os danos da pele. 

Os tratamentos não adicionam colágeno ao corpo; A maioria simplesmente estimula o corpo a começar a criar ou aumentar os níveis de colágeno na pele. 

Estes tratamentos não foram mostrados para ajudar em outras áreas do corpo deficientes em colágeno.